Historicamente os consultórios de Alergia não tinham infraestrutura e equipe além da sala de atendimento. Estrutura física para TPO e DessenssibilizaçãoMateriais e medicações (específicas e inespecíficas)Equipe mínima (quais TPOs são possíveis tendo apenas e presença do médico)
Equipe inclui: secretárias, equipe de limpeza, enfermagem, nutricionista (e outros Fono, TO, etc), médicoTreinamento médicoParceria serviço transporte emergência
Ouvir a história clínica (formular hipóteses)Ouvir o paciente/família (medos, crenças, desejos)Comunicar percepcões, e o caminho diagnóstico e terapêuticoCompartilhar decisões, com atenção e sensibilidade para perceber concordâncias, ressalvas, inseguranças, ou rejeiçõesManter-se aberto a novos dados e percepções no acompanhamento
A história. Particularidades da anamnese em Alergia alimentarSeleção dos testes de sensibilização (métodos, técnicas conforme história e tipo de alimento)Seleção dos alimentos/alérgenos para teste (especialmente nos casos com potencial reatividade cruzada)Interpretação dos resultados (sensibilização/alergia; prognóstico e gravidade); comunicação eficiente com a famíliaCuidados e alertas sobre restrição diagnóstica da dietaInterpretação do diário alimentar (ênfase na discriminação de falsas associaçõesIndicação do TPO com história positiva ou duvidosa (necessidade/ momento/ métodos)Indicação do TPO com teste positivo mas história negativa (particularidades)
Check list pré-testeTermo de consentimento livre e esclarecidoAdequar a Prescrição do TPO conforme tipo de alergia, tipo de alimento, idade do paciente, expectativa de gravidade quanto à: apresentação/preparo do alimento, quantidade, fracionamento, intervalos de doses.Monitoramento: interpretação de sinais e sintomas (inespecíficos e específicos)Critérios para interrupção do TPOInterpretação do TPO: negativo, duvidoso, positivo, ou quando não ingestão total do alimentoMétodos de TPO para FPIES, Esofagite eosinofílica, Dermatite atópica, Colite/proctocoliteMétodos para TPO para alergia alimentar IgE mediadaOrientações pós-teste, quando TPO positivo, negativo ou duvidosoConduta terapêutica durante o TPO
TPO para diagnósticoTPO para tolerânciaTPO para FPIESTPO de baixa dose (TES)TPO para avaliar limiar de reatividade
Comunicação de plano de acompanhamento conforme cada tipo de alergia (IgE mediada, EoE, DA, FPIES, Não IgE), tipo de alimentoOuvir e esclarecer dúvidas do paciente/família (compartilhar experiência pessoal sobre estreitar laços de confiança para o seguimentoPlanejamento nutricional Acompanhamento do estado nutricionalPeriodicidade do TPO conforme tipo de alergia e alimentoInterpretar sinais clínicos e laboratoriais de tolerânciaIndividualizar momento para TPO de tolerânciaMétodos para TPO de tolerânciaQuando avaliar tolerância parcialQuando considerar alergia persistente e comunicar paciente/famíliaQuando indicar algum tipo de tratamento ativo para alergia alimentar Protocolos baked leite e ovoDessenssibilização oral para alergia alimentarImunobiológicos em alergia alimentar
Quando indicarComo iniciarComo monitorar resposta Tomar decisões compartilhadas com o paciente/família requer mudanças no modelo tradicional da relação médico-paciente. A tomada de decisão compartilhada é uma ideia disruptiva porque exige mudanças no poder e no controle das interações entre médicos e pacientes.A tomada de decisão compartilhada é mais do que estar atento às necessidades ou preocupações dos pacientes. Compartilhar decisões sinaliza o fim da visão de que "os médicos sabem tudo" e o fim de fazer recomendações sem considerar como podemos nos alinhar com o que é importante para os pacientes, informados pelas melhores informações disponíveis quanto aos cuidados de saúde baseados em evidências. No entanto, essa mudança claramente não é fácil, especialmente para aqueles cujas atitudes são moldadas por treinamento, orientação e modelos que historicamente prestaram menos atenção às opiniões e preferências dos pacientes. Discutiremos um modelo de decisão compartilhada e como podemos implementar em nossa prática clínica.Nesse processo se desenvolve a capacidade ouvir, analisar e discutir dados, ciente de seus preconceitos, bem como a capacidade de assumir responsabilidades, aceitar falhas e se dispor a reaprender ou redirecionar as decisões conforme os resultados delas.